top of page

AGENDHA Fortalece a Autonomia Feminina Rural no Evento "Somos Todas Marias" em Glória



Na última sexta-feira, dia 21, a cidade de Glória foi palco da terceira edição do evento “Somos Todas Marias – Mulheres Inspiradoras e Referências”, realizado pela Prefeitura Municipal. A iniciativa, que promoveu uma roda de conversa no Espaço Veralú, reuniu mulheres de diversas áreas e trajetórias com o objetivo de compartilhar experiências, promover o aprendizado e fortalecer a luta por um futuro mais igualitário e justo.


Com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, o evento celebrou o papel transformador das mulheres e destacou lideranças femininas como Elisangela Lima, Patricia Krin, Vanessa Barros, Isabelle Dias, Jaciede Rodrigues e Edvalda Aroucha. Durante o encontro, temas fundamentais foram debatidos, como a campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico. “Sem a divisão justa do trabalho doméstico, não há convivência sustentável no semiárido”, enfatizou Edvalda Aroucha, socio fundadora e ecofeminista, Valda representou a AGENDHA no evento.


Enquanto entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública e de qualidade, marcamos presença como parceira comprometida com o fortalecimento da autonomia das mulheres rurais no município de Glória. A participação da AGENDHA reforçou sua atuação em projetos que transformam a realidade das agricultores no semiárido baiano, garantindo a elas condições efetivas de permanência no campo, produção sustentável e acesso aos direitos fundamentais.


Entre as ações desenvolvidas pela AGENDHA que foram destacadas por Valda, estão o Projeto ATER Biomas com as ações de ATER, o Projeto Bahia Sem Fome - Água para produção, que vai implementar diversas cisternas com capacidade para 52 mil litros de águas. Essa tecnologia social tem sido fundamental e transformadora para o semiárido, pois com ela, é possível garantir mais água armazenada para beber, matar a sede dos animais e ainda, produzir alimentos para as comunidades rurais. Esses reservatórios estão integrados aos quintais produtivos agroecológicos, onde as mulheres cultivam hortaliças e frutíferas e participam de feiras de economia de circuito curto, iniciativas que geram renda e mais autonomia.


Além disso, a AGENDHA em parceria recente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) do Governo do Estado da Bahia, está iniciando o projeto focado na ampliação do acesso à primeira água, reconhecendo que, no semiárido, a segurança hídrica é uma base para qualquer avanço socioeconômico.


“Não basta manter a mulher no campo, é preciso garantir que ela produza, tenha renda e alcance de autonomia. Só assim podemos garantir igualdade de oportunidades entre as mulheres rurais e urbanas”, destacou Edvalda Aroucha.

A prefeita Ena Vilma e os secretários Tássio Castor (Assistência Social), Jakeline Chaves (Agricultura) e Deusângela Campos (Educação) foram lembrados e agradecidos pela AGENDHA pela oportunidade de diálogo e parceria.


O evento reforçou o compromisso de construir redes de apoio e reconhecer o valor da pluriatividade feminina, seja no campo ou na cidade. Que essa iniciativa inspira mais ações voltadas à equidade de gênero e ao empoderamento das mulheres rurais, pilares fundamentais para a convivência com o semiárido e o desenvolvimento sustentável.




 
 
 

Comments


Logomarca Bahia Sem Fome.png
bottom of page