top of page
Mão andu Claudenora 2.JPG

O Projeto

O Projeto da AGENDHA PASSARIN: Água para o Sustento, Saberes e Resiliências Indutoras da Nutrição faz parte da Chamada Pública nº 003/2024 - Bahia Bahia Sem Fome que tem como objetivo ampliar o acesso à água para a produção de alimentos e dessedentação animal em áreas rurais.

Serão implementadas tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva, contemplando a instalação de cisternas calçadão, de 52 mil litros, e barreiros trincheiras, no âmbito do Programa Água para Todos. A ação é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Coordenação do Programa Bahia sem Fome.

ficha2-barreiro-trincheira_Page_2-uai-258x182 (1)
Barra ATER Bahia Sem Fome Água.jpg
Barra do site.png

Água para produção alimentos e  dessedentação animal

A água é um recurso natural indispensável para a vida, estima-se que cerca de 70% da água doce disponível no mundo é utilizada na agricultura, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esse número revela a dependência das atividades agrícolas em relação à água, seja para a irrigação de culturas ou para a criação de animais. O fornecimento de água para o consumo de animais, é outro aspecto muito importante, uma cabra consome de 16 a 20 litros em média de água por dia, um canteiro de coentro precisa de 20 litros de água por dia, em condições agroecológicas, ou seja, com cobertura vegetal que proteja a terra da evaporação. Esses números ressaltam a importância de um manejo adequado dos recursos hídricos para garantir a segurança alimentar e hídrica dos  agroecossistemas familiares. 

Transparência

Tecnologias Sociais

As cisternas são tecnologias sociais voltadas para a captação e armazenamento de água da chuva. Do total de 1,8 milhão de estabelecimentos agropecuários do Semiárido, 990 mil contam com pelo menos uma cisterna como fonte de recurso hídrico. Todavia, outros 30%, ou 450 mil estabelecimentos, não possuem nenhuma fonte. (IBGE, 2017). O objetivo das tecnologias é proporcionar o acesso à água para a produção de alimentos e/ou dessedentação animal a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da implantação de cisternas de placas de 52 mil litros, com área de captação da água de chuva a partir de um calçadão de 200 m², assim como barragens subterrâneas, associadas a capacitações técnicas e formação para a gestão da água.

Barra do site.png

Notícias

Conheça mais sobre o Projeto

Nesta série de vídeos, estão reunidos materiais e conteúdos sobre o desenvolvimento das ações do desse projeto. Vem conferir!

Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia

Rua Califórnia, Quadra C, nº 12. 
Bairro Amaury Alves de Menezes
CEP: 48605146 - Paulo Afonso/BA

Tel: +55 (75) 3281-5370

E-mail: agendha@agendha.org

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à sexta das 8h às 18h

Mensagem

bottom of page